terça-feira, 18 de agosto de 2009

ARTIGO DE EDUARDO TELLES: Nascem as Folhas, Crescem as Esperanças.

Nascem as folhas, crescem as ESPERANÇAS.

EDUARDO TELLES*

Tive uma conversa com minha “Tia Helena” um dia desses e ela me perguntava como estavam as coisas por aqui, disse a ela que mudou muito, mas muitos não mudaram. Ela me perguntava, e aí como está aquela mangueira lá no sítio, e lhe dizia começou a dar folhas, e as esperanças, como estão? Ah, as esperanças...

Tia Helena, muitos mudaram. Tem deputado calado, aliás, tem vários deputados calados, tem deputado que deixa louco aquele do bigode, tem deputado que lá em Brasília mostra as nossas mazelas que querem calar... FALA, DEPUTADO DUTRA... o Camaleão está fazendo um grande sucesso, a senhora viu daí ? É, estão até tentando lhe calar, FALA, DEPUTADO... agora, tia, tem uns que se dizem VERMELHOS e que hoje eles não comem mais criançinhas, que não dão uma palavra contra o Coronel de Bigode do Curupu, a Senhora acha que ele está querendo a sombra do seu bigode ano que vem ?

Tem muitos que falam e que ninguém cala. Tia, tem um deputado novo aqui, um desses gaiatos, tipo seus sobrinhos, que mesmo ameaçado de expulsão mantém firme suas posições, lembra dos seus sobrinhos, Cada um mais atirado que o outro? É, ele é novo e acho que é árvore de bons frutos, será uma Parreira (ou um Pereira) e olha!!! É, eu sei que estás olhando daí!!! Tem um já bem carcomido como aquele pé de manga espada, lá do fundo do sítio que mais parece um guerreiro quando sobe naquela tribuna, na defesa da moral, da verdade e da justiça. Ele, Edvaldo, é uma Holanda e fica roxo na defesa do povo maranhense e daquele nosso governo popular. Agora, Tia Helena, a Senhora lembra antes da sua partida, como tinha deputado defendendo nosso amigo, o Dr.? Pois é, todos escondidos com medo, na moita da vice... é, a justiça tarda, mas não vai falhar e tem deputado no Maranhão que é uma “Graça” só pensa em sua eleição e esquece de defender o seu partido, que tristeza.

Mas tem gente aqui, Tia Helena, que continua firme e não se dobrou, olha, surgiu uma turma de blogueiros, a Senhora não sabe o que é isso? É uma garotada nova e bem intencionada como aqueles seus sobrinhos, só menino engajado politicamente, que escreve na internet sobre tudo que acontece no Maranhão e no Brasil, tem um Felipe klant, um Jonh Cutrim, aquele menino mais experiente que lhe falei um dia quando a gente lá no sítio, o Garrone, muito bom e muito bem informado assim como o Eri Castro. Ei, Tia, quase 800.000 visitas no blog é uma revelação, o Ricardo Santos, este de forte conteúdo popular, o Franklin Douglas o eco das lutas, se a Senhora quiser ler umas poesias tem lá toda quinta com forte conteúdo cubano, uma beleza. Sabe aquele menino, o Robert Lobato, também muito bom, experiente e bem informado, mas toda notícia boa sempre tem uma notícia ruim junto. Mas como para saber se a fruta é boa é preciso dar tempo para que ela amadureça, pelo menos é assim que a senhora me ensinou. Lembra aquele pé de LIMA, lá no seu quintal, que no começo era todo vistoso, pois é, o Boneco de Olinda secou ele, agora ele tá murchinho, murchinho, e acho que é difícil dar fruto de novo e ia me esquecendo de lhe contar, a nossa CAPITAL tá um sucesso. É, perdemos a nossa SÃO LUÍS e ganhamos uma CAPITAL bem mais forte, e com um time de primeira. A Senhora lembra que apanhávamos de manhã, de tarde, de noite, no amanhecer do dia, mas agora, Tia, é a partir das sete com programa de noticias os jornalistas Humberto Fernandes e Ivison Lima, depois vem nosso amigo Frank Matos e Helena Leite com sintonia direto nas comunidades e com um trabalho de forte penetração popular, tem o programa da juventude na tarde, o Djalma Rodrigues e a Rose Castro no Final da tarde, e depois da voz do Brasil tem o Cesar Belo arrancando os cabelos da concorrente no mesmo horário.

Tia é muito bom conversar com a Senhora, toda vez que sinto tristeza leio aquela carta do seu neto Davi, e penso muito na senhora, aqui tem muita gente que fugiu da luta, gente que era de esquerda e agora aderiu à direita, gente que defendia o povo e agora não defende mais, a senhora me dizia que muitos secretários do nosso Dr. não eram confiáveis, pois é, a Senhora tinha razão, muitos não tiveram a coragem de defender o voto que a Senhora deu para mudar o Maranhão.

Mas, Tia, nossa conversa tá muito boa, porém, quero lhe dizer algo, eu continuo o mesmo, sempre muito ativo e com muita saudade, e a Senhora sabe que eu nunca perdi a esperança, pois sei que a árvore sempre tem a época de mudar, mas estou mais revigorado ainda para continuar lutando por um mundo melhor como sempre a senhora sonhou, a sua BENÇÃO, te amo muito.

EDUARDO TELLES

*Professor de Educação Física

telleseduardo@ig.com.br

blogeduardotelles.blogspot.com.br

9 comentários:

  1. Excelente artigo num tom confessinal. É sempre bom ler expreriência. "A experiência é um boa conselheira, mas cobra contas excorchantes". MINNA ANTRIM.
    Acesse o blog notasjudiciosas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Eita Eduardo tem, genmte de longe que adorou seu blog, a pro´posito, ela está ainda entre nós, ou já fez sua viagem para a eternidade?(essa indagação foi feita por uma leitora minha e grande amiga da sua familia que está fora do Estado hoje, mas que nos acompanha atra´ves dos blogues!!!
    Abraços, sucessos!!!

    ResponderExcluir
  3. Minha TIA HELENA, morreu ano passado no dia 5 de novembro 5 dias depois do meu aniversário. foi a 1ª professora de educação física do Maranhão e morreu aos 85 anos. Ela me faz muita falta, eu amo ela e sempre a amarei.

    ResponderExcluir
  4. seu eduardo teles, vc fala certas coisas porque 'e muito maldoso. voce teve tudo do governo jackson, e toda sua familia foi beneficiada. olha o seu irmao, socio do weverton rocha. agora, falar de pessoas que vc diz que nao defende o partido... que partido? olhe pra seu proprio umbigo e pare de julgar os outros.

    ResponderExcluir
  5. Você parece uma pessoa muito desinformada, pois nenhum irmão meu é sócio de Weverton, e tive no governo Jackson o que minha profissão me reservou, como Professor de Educação Física e estava na Secretaria como secretário adjunto, prestando um serviço ao meu estado dentro da minha área o Esporte e Lazer. quanto a defender nosso partido, já estamos cheio destes fisiologistas que só entram nos partidos para buscar mandatos e contribuir para a libertação e desenvolvimento do povo maranhense nem pensar.Quanto ao meu partido tenho ele como o único partido até hoje e não vivo pulando de galho em galho como político carreirista. És tão ético porém tens medo de mostrar a cara e fica atrás de um peseudo nome de "anônino", mostra tua cara e vem pro debate aberto e franco.

    ResponderExcluir
  6. Avisa a Tia Helena que este delicioso texto vai para o nosso blog Com Continuação.
    Continue que a caminhada vai ser longa e dura.

    Felipe Klamt

    ResponderExcluir
  7. O próprio Castelo disse que apoiou a Branca em 1998 e esperou o apoio dela em 2000.Em 2004 o vice de Castelo era W.R. Branco, conhecido cupicha de Sarney Filho.A Gardeninha rasgou-se em elogios ao bigodudo. O Castelo já declarou que quer cair no colo da Branca e tu , Eduardo fez campanha pra ele sem nenhuma vergonha do teu irmão IVAN que ficou muito decepcionado.

    ResponderExcluir
  8. e estou muito satisfeito pelo governo que está fazendo, enquanto o Vermelho Flávio Dino não tem coragem de declarar amor ao bigodudo e fica enrolando.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!