sábado, 8 de maio de 2010

ARTIGO DO GOVERNADOR DO MARANHÃO: CAXIAS

CAXIAS ( ARTIGO DE JACKSON LAGO PUBLICADO NESTE SÁBADO 08 DE MAIO)

A luta pela libertação do Maranhão me levou, no exercício do cargo de governador do Estado, a realizar importantes obras por todos os rincões maranhenses. Todos os municípios de menor porte receberam pelo menos uma obra do governo estadual e nas cidades maiores, como Imperatriz, Caxias, Timon, Codó e outras, as realizações de meu governo foram várias.

Em Caxias, em parceria com o prefeito Humberto Coutinho, tivemos a construção do Mercado Central, do ginásio de esportes, reformas e construções de escolas, o que nos possibilitou levar o ensino médio a povoados como os da Rodagem e Chapada. Perfuramos poços artesianos e implantamos sistemas de distribuição de água, asfaltamos bairros inteiros e dezenas e dezenas de ruas em bairros e povoados como Brejinho e Nazaré do Bruno.

As estradas vicinais também foram prioridade, facilitando a vida do pequeno produtor rural e o escoamento de sua produção. Na saúde, quero destacar a construção da Maternidade Carmosina Coutinho, sem dúvida uma das de melhores estruturas do Nordeste. Através de convênios permanentes, pudemos colaborar com a Prefeitura para manter o funcionamento de postos médicos e hospitais.

Em busca da saúde preventiva, entre muitas ações, quero ressaltar o convênio de R$ 11 milhões para implantação de banheiros sanitários nos povoados de Caximribu, Nazaré do Bruno, Brejinho, Lavras, Descanso, Engenho D'Água, Alecrim, Boa da Mata, Barro Vermelho, Santo Antônio, Mocambo, Rodagem, Cana Brava, entre outros.

Esse processo foi brutalmente interrompido, há pouco mais de um ano, pela mais vil das formas: o golpe planejado nos tribunais pelo grupo Sarney, que nos tirou do comando do Estado, esvaziando assim os sonhos dos maranhenses que acreditavam viver em uma democracia e terem seu voto respeitado.

Fui injustiçado por uma das maiores cortes do País e este ato de desrespeito a nossa gente permitiu que a tirania de uma família que só conhece os valores do dinheiro voltasse a comandar o Governo do Estado, com o único objetivo de fazer mais e mais negociatas, como vem sendo denunciado nos grandes jornais, revistas e televisões do Brasil e do exterior.

Por motivos de saúde, logo após a cassação, fui obrigado a me afastar fisicamente do cenário político. Mas, ao longo de minha recuperação, acompanhava pela imprensa e através de companheiros o que se passava em nosso Estado. Passei, então, a publicar semanalmente artigos nos jornais, tanto para denunciar as injustiças que vêm sendo cometidas, como para manter viva a chama da esperança em meus companheiros de luta pela liberdade.

Ao relembrar as obras, programas e serviços que graças a Deus pudemos atender e que tantos benefícios levaram ao município de Caxias, quero parabenizar o prefeito Humberto Coutinho e a sua esposa, Deputada Cleide Coutinho, pela solicitação daquelas benfeitorias.

O Maranhão voltou ao atraso. A parceria de trabalho entre Estado e municípios foi interrompida e dinheiro de convênios que já estava nas contas das prefeituras para a realização de novas obras foi surrupiado dos cofres municipais e voltou para o tesouro estadual. De Caxias, foram subtraídos, ainda, recursos para a área da Saúde, a que o município tem direito por seu atendimento a ações de média e alta complexidade.

Caxias, de tantas tradições na História maranhense, está vendo chegar a hora de dar uma resposta a essas injustiças e de manter viva a chama da liberdade e da democracia.

Jackson Lago escreve para o Jornal Pequeno aos sábados

4 comentários:

  1. Enquanto isso temos recurso na CEF aguardando anuência da prefeitura de Rosário e já se foram mais de 1 ano e não recebi nada ate agora. Estamos na esperança.

    Luiz

    ResponderExcluir
  2. Luiz é sempre asim que este grupo trata o povo maranhense, precisamos nos organizar para tirar este grupo de vez do poder. Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  3. Luiz,
    é assim que este grupo trata o povo maranhense, e devemos nos organizar para banir de vez este atraso do nosso estado,obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir
  4. Porto Franco vem sofrendo uma persequição pessoal da moça a nosso prefeito, uma redução de mais de 40% nos recursos da saúde e a retenção de todos os convenios assinados pelo governador Lago,com isso ela atinge a todos os cidadãos, mas nós vamos sobreviver e dar a resposta

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!