terça-feira, 20 de julho de 2010

entre a 20 piores do BRASIL as cinco piores escolas estão no Maranhão

Educação precária
As cinco piores escolas estão no Maranhão
Ranking do Enem 2009 divulgado mostra 25% das 20 escolas com menores notas se localizam no Maranhão

Daniel Fernandes

Ao divulgar o ranking de notas dos alunos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, divididos por escolas, o Ministério da Educação não deu boas notícias para o Maranhão. Está aqui a 3ª pior escola em nota no Enem do Brasil: é o Centro de Ensino Médio Vicente Maia, no Anjo da Guarda, em São Luís, com média geral de 320,02 pontos. Também é o estado com o maior número de escolas entre as 20 piores do país, com cinco estabelecimentos. E dentre as 20 melhores, não aparece. No Enem do ano anterior, se o estado não tinha nenhuma escola dentre as 20 melhores, havia somente uma escola – a estadual UI Emesio Dario de Araujo – dentre as 20 piores.

Em primeiro lugar no ranking nacional do exame de 2009 está o Colégio Vértice, em São Paulo, com média de 749,70 pontos. Do outro canto da lista, está a Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, no município de Santo Antônio do Iça, estado do Amazonas, sendo o pior colégio do país.

A melhor escola do estado na nota do Enem foi o colégio particular Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil, com média geral de 693,37 pontos. Pelos dados, 16 das 20 melhores escolas do estado são privadas, sendo a maior parte na capital. Em segundo lugar está o Jardim Escola Crescimento, seguido dos colégios Educator, Dom Bosco e Santa Teresa. Entre as escolas particulares, a pior também está em São Luís. É a Escola Anna Adelaide Bello, integrante da categoria EJA. A média foi de 440,64 pontos. Entre as escolas públicas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Luís (IFMA) alcançou o primeiro lugar, com média de 677,47. As outras melhores do estado são os IFMAs de Imperatriz e Zé Doca, entre as modalidades Ensino Médio Regular (EMR) e Educação para Jovens e Adultos (EJA). As cinco piores públicas do Maranhão são todas sob coordenação do Estado, e estão entre as 20 piores do Brasil. Entre as 20 melhores escolas do Maranhão, nenhuma é estadual.

Confira a reportagem completa na edição impressa de O Imparcial.


Um comentário:

  1. Meu caro Eduardo, seu blog está em destaque em nosso novo Portal, MLB, cujo novo endereço é www.mhariolincoln.com.
    Vá a àba (coluna à esquerda) blog pra todo gosto E VEJA O SEU. cASO POSSÍVEL, ATUALIZE O ENDEREÇO DE NOSSO NOVO PORTAL: WWW.MHARIOLINCOLN.COM.
    Obrigado.
    Mhario Lincoln

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!