segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A palavra do Nosso Governador

Palavra de Jackson

Encontro do PDT

Passei o dia de ontem reunido com os companheiros do PDT maranhense, no auditório da Assembleia Legislativa. Foi o 1º Encontro Estadual do PDT 2009, oportunidade de avaliar as grandes políticas públicas dos dois anos e três meses de nosso governo e, ao mesmo tempo, de discutir o futuro, muito especialmente o grande embate eleitoral que ocorrerá no ano que vem, com eleições para presidente da República, governador do Estado, duas vagas para o Senado, deputado federal e deputado estadual.

Foram momentos emocionantes, com a presença de centenas de companheiros de todas as regiões do Estado e de São Luís, que trouxeram palavras de alento e de esperança, ao denunciarem o inconformismo existente nas mais remotas áreas do Maranhão, bem como nas médias e grandes cidades, que pouco a pouco começam a responder ao governo nascido do golpe judiciário, com protestos, mobilizações, greves e movimentação política.

Prefeitos, deputados, vereadores, vice-prefeitos de nosso PDT se uniram à militância dos diversos movimentos partidários para acompanhar palestras sobre democratização do Estado, educação, saúde e saneamento, infraestrutura, segurança e grandes projetos. Esses momentos de exposição formal foram muito ricos e trouxeram a todos nós informações que eram desconhecidas pela grande maioria dos presentes.

Ao mesmo tempo, o debate informal, de grandes grupos que se formavam aleatoriamente (e que depois se dissolviam para partir para novos grupos e novos debates), se espraiavam por outras dependências do encontro, com trocas de informações importantíssimas para a continuidade das militâncias políticas nos municípios.

Durante todo o decorrer do encontro, tivemos, também, a visita de parlamentares e dirigentes de outros partidos co-irmãos, numa demonstração que a unidade do campo oposicionista é um desejo não apenas da maioria da população, mas também de extensos setores das cúpulas partidárias.

Mas, foi na parte da tarde que as discussões se inflamaram, pois saímos do campo administrativo para enveredarmos no debate sobre táticas eleitorais para 2010. Mas, apesar do calor dos debates, foi possível se ver o amadurecimento do partido, que compreende perfeitamente a nova conjuntura, na qual as forças da oligarquia decadente já não conseguem manter sua dominação pelo voto e têm de apelar para outros instrumentos para sua manutenção.

O PDT que ontem se reuniu é um partido sofrido, mas de convicções firmes. Partido que se mantém inalterável no campo popular e democrático, mas que consegue atrair, para seus quadros e suas idéias, setores antes associados à oligarquia, hoje conscientes de que um Maranhão progressista e desenvolvido só acontecerá com a retomada do projeto consubstanciado por nossa administração. Partido que continua com responsabilidades administrativas em dezenas de municípios do Estado, mas que sabe que o pleno municipalismo não se coaduna com práticas oligárquicas e centralizadoras, e sim, com políticas descentralizadoras e municipalistas.

Saio do 1º Encontro Estadual do PDT 2009 revigorado pela demonstração de força, coesão, responsabilidade e vigor de nosso partido, com a certeza de que ele será instrumento fundamental para rompermos com o atraso e retomarmos o fio da História de um Maranhão progressista, livre e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!