segunda-feira, 21 de junho de 2010

Deu no congresso em foco: PDT com Jackson Lago ganha do PMDB de Roseana Sarney

As chances do PMDB estado a estado
Mário Coelho, Lúcio Lambranho e Rudolfo Lago

Em 2006, o maior partido do Brasil elegeu sete governadores. Veja a situação em cada estado conquistado pelo partido:

Maranhão

No Maranhão, uma antiga polarização pode se repetir nas eleições de 2010. O governador cassado Jackson Lago (PDT) aparece como favorito contra a governadora Roseana Sarney (PMDB). O pedetista tem 46,89% em levantamento feito em abril, enquanto a peemedebista aparece com 32,61%. Já o deputado Flávio Dino (PCdoB), que contava com o apoio do PT, ficou com 4,97%. No entanto, decisão da cúpula nacional petista colocou o partido para apoiar a tentativa de reeleição de Roseana. A candidata do PMDB deve ser beneficiada na disputa, caso Jackson Lago seja barrado pela Justiça Eleitoral, pois com as novas regras da lei ficha limpa o candidato do PDT poderá se tornar inelegível. Lago foi cassado pelo TSE em março de 2009 por abuso de poder político.

Santa Catarina
Poderá haver intervenção do diretório nacional no diretório do PMDB. O partido tinha um candidato próprio, Eduardo Pinho Moreira. Foi feita uma articulação para ele deixar a candidatura e apoiar Ideli Salvatti para o governo e Dilma para a presidência. Ele veio a Brasília tratar com Dilma. Ninguém sabe o que se discutiu nessa reunião. Mas o fato é que Pinho Moreira voltou a Florianópolis e fez o oposto: retirou sua candidatura e declarou apoio a Raimundo Colombo, do DEM. Eduardo Pinho Moreira (PMDB) chegou a estar em quarto lugar na última pesquisa do Instituto Mapa (6-8 de abril) com 12%. A deputada Ângela Amin (PP) lidera com 24,3%, seguida dos senadores Ideli Salvatti (PT) com 13,7% e Raimundo Colombo (DEM) com 12,5%.

Paraná
No Paraná, o candidato do PMDB, Orlando Pessuti, está em terceiro lugar com 10% das intenções de votos, segundo a pesquisa Vox Populi (8-12 de maio). Em primeiro está o ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB) com 40% seguido do senador Osmar Dias (PDT) com 33%. O ex-governador Roberto Requião, candidato ao Senado, agora costura para fechar o apoio para Dilma Rousseff. Mas quer apoiar Osmar Dias (PDT). O PT, porém, insiste em Gleisy Hoffman (PT), esposa do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

Mato Grosso do Sul
É o estado onde o partido tem a maior chance de manter o governador eleito em 2006, André Puccinelli. O candidato do PMDB tem 51% das intenções de voto, segundo a pesquisa Ibrape (8-14-abril). O ex-governador Zeca do PT (PT) tem 32% e a senadora Marisa Serrano (PSDB) aparece apenas com 8%, índice menor que os de brancos, nulos e indecisos que somam 9%. Como a aliança entre PMDB e PT sempre foi considerada inviável, Puccinelli deve inclusive dar palanque para José Serra, enquanto Zeca do PT dará o apoio natural de Dilma Rousseff.

Rio de Janeiro
O PMDB também tem chances de reeleger o seu governador, mas com uma disputa bem mais apertada do que no Mato Grosso do Sul. Segundo a última pesquisa do Instituto UP (20-22 maio), o governador Sérgio Cabral tem 37% contra 25% de Anthony Garotinho (PR) e 15% de Fernando Gabeira (PV). Na pesquisa anterior do Ibope (19-21- maio), Cabral aparecia com vantagem maior, 43%, seguido de 21% para Garotinho e 12% para Gabeira.

Espírito Santo
No Espírito Santo, depois de dois mandatos consecutivos com Paulo Hartung, Ricardo Ferraço (PMDB), pré-candidato do partido, desistiu da candidatura no final de abril. O vice-governador do estado anunciou que abriu mão de se candidatar ao governo estadual e será candidato ao Senado na vaga deixada pelo governador Paulo Hartung. Segundo a pesquisa do Instituto Futuro (5-6 maio), o senador Renato Casagrande (PSB) tem 55,5% das intenções de votos. Em seguida, aparece com 18,4% o deputado Luiz Paulo Velloso Lucas (PSDB).

Tocantins
Carlos Gaguim (PMDB), atual governador, que tomou posse após a cassação do então governador Marcelo Miranda e seu vice, Paulo Sidnei, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está em terceiro lugar nas pesquisas. Segundo o Instituto Ipespe (18 a 20 nov de 2009), o ex-governador Siqueira Campos (PSDB) tem 31% dos votos e a senadora Kátia Abreu, 23%. Raul Filho (PT) tem 14%.

Amazonas
O ex-governador por dois mandatos, Eduardo Braga, é candidato ao Senado e o partido não tem nenhum candidato próprio. O PMDB apóia o candidato Omar Aziz (PMN), vice-governador eleito com Braga e atual governador. O PMDB indicou o vice, José Melo, para a chapa que dá palanque para a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff. De acordo com a última pesquisa da DM Duarte, o ex-ministro dos Transportes e senador Alfredo Nascimento (PR) tem 36% das intenções de voto. Aziz tem 29% e o deputado Serafim Correa (PSB) tem 23%. Mas o deputado já desistiu da disputa e será o vice do senador do PR. O ex-ministro de Lula tem o apoio oficial do PT no estado, mas várias correntes do partido devem pedir voto para Aziz.
Estados com governadores eleitos pelo PSDB em 2006

Rio Grande do Sul
O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), está em segundo lugar nas pesquisas. Segundo a última pesquisa Vox Populi (12.mai.2010), Tarso Genro (PT)
tem 32% das intenções de voto contra 27% de Fogaça. Considerando a margem de erro, os dois candidatos estão tecnicamente empatados. Yeda Crusius (PSDB) tem 10% e o deputado Beto Albuquerque (PSB) tem 7%.
Depois de fracassada a tese da candidatura própria do PMDB à Presidência, que era defendida principalmente pelo senador Pedro Simon, a base peemedebista gaúcha parece ser majoritariamente Serra. Na eleição passada, Alckmin ganhou de Lula no Rio Grande do Sul.
Na cúpula, depois da decisão pela aliança com o PT, Pedro Simon foi para Dilma. Fogaça e Eliseu Padilha estão neutros. Fogaça disse que seguirá a orientação da direção nacional, mas o que se aposta é que ele vai manter a neutralidade e liberar a base. Isso para manter suas chances de vitória. O que o PMDB teme é a possibilidade de um movimento em favor de Yeda se Fogaça subir no palanque de Dilma. Os peemedebistas acham que, numa hipótese dessas, a base pode ir para Yeda, repetindo o que aconteceu na eleição que ela ganhou, quando abandonaram o ex-governador Germano Rigotto, na sua tentativa de reeleição contra Olívio Dutra, do PT.

São Paulo
O PMDB não tem candidato próprio em São Paulo. De acordo com o Vox Populi (8-11.mai.2010), Geraldo Alckmin (PSDB) tem 51% e o senador Aloísio Mercadante (PT) tem 19%. O deputado Celso Russomano (PP) tem 12% e Paulo Skaf (PSB) aparece com 2% das intenções de voto. Apesar do vice de Dilma, Michel Temer, ser um deputado paulista, o PMDB de São Paulo apóia Geraldo Alckmin (PSDB) ao governo do estado. Orestes Quércia, presidente do partido, concorre a senador na chapa de Alckmin.

Minas Gerais
O partido de Michel Temer tem grandes chances com o senador e ex-ministro das Comunicações, Hélio Costa. Segundo dados da última pesquisa Sensus (10-11 junho), Hélio Costa saiu na frente na corrida e lidera com 49,5% contra 20,7% de Antonio Anastasia (PSDB). No estado, a aliança do PT foi preponderante e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel foi obrigado a ser candidato ao Senado para deixar o ex-ministro num palanque único para Dilma

Paraíba
O atual governador e ex-senador José Maranhão, que assumiu o mandato após a cassação pelo TSE do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), está na frente nas pesquisas. Segundo a pesquisa Ibope (24-26.mai.2010), Maranhão tem 48% das intenções de voto e Ricardo Coutinho (PSB), ex-prefeito de João Pessoa, tem 36%. No estado, PT e PMDB estão juntos com Maranhão e a candidata do PT à Presidência da República.

Roraima
Segundo a pesquisa do Instituto Ipespe (14-18.mar.2010), o deputado Neudo Campos (PP) tem 41% das intenções de voto e o governador Anchieta Júnior (PSDB) tem 39%. O PMDB não tem candidato próprio e até mesmo o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB), deve apoiar a chapa do governador tucano que tenta a reeleição. O PT também não tem candidato ao governo e deve apoiar Neudo Campos (PP).

Alagoas
PMDB e PT apóiam o pré-candidato do PDT ao governo, Ronaldo Lessa. De acordo com a pesquisa Ibrape (23-30.set.2009), o ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP) tinha 57% das intenções de voto. Lessa aparecia em segundo com 43% e o senador Fernando Collor (PTB) em terceiro com 45%. O ex-governador, Téo Vilela (PSDB), apareceu no cenário com 26%. Mas ainda em março deste ano, Cícero Almeida, prefeito de Maceió, desistiu da candidatura e declarou apoio ao candidato do PDT. Ambos apóiam a candidato do PT à Presidência da República.
Situação nos partidos conquistados pelo PT em 2006.

Pará
Nas pesquisas, o deputado Jáder Barbalho (PMDB) tinha uma disputa acirrada com os candidatos do PSDB, Simão Jatene (PSDB) e a atual governadora, Ana Júlia Carepa (PT). Jatene tinha ligeira vantagem com 25%, contra 24% de Jáder, e 23% de Ana Júlia. Os dados são da última pesquisa Ibope (26-28.mai.2010). Mas no último acerto da chapa, Jáder decidiu disputar o Senado e indicou o deputado Domingos Juvenil como candidato do PMDB ao governo do Pará. Com a candidatura de Juvenil, presidente da Assembléia Legislativa, PT e PMDB prometeram apenas apoio mútuo num eventual segundo turno com o adversário do PSDB.

Bahia
O candidato do PMDB, o ex-ministro da Integração e deputado, Geddel Vieira Lima (PMDB), está em terceiro lugar nas pesquisas com 9%. Geddel, segundo a pesquisa Vox Populi (8-11.mai.2010), está atrás do governador Jaques Wagner (PT) com 41% e Paulo Souto (DEM) com 32% das intenções de votos. Apesar de não aparecer bem nas últimas pesquisa, o PMDB ainda aposta em Geddel como alternativa à polarização entre o governador do PT e o candidato do DEM.

Acre
Segundo o Instituto Phoenix (12-16.abr.2010), quem liderava as pesquisas era o senador Tião Viana (PT), com 33,4%. Tião Bocalom (PSDB) aparecia em segundo, com 23,4%. Em terceiro, estava Rodrigo Pinto (PMDB), com 12,1%. Mas, no dia 15 de junho, a executiva do PMDB no Acre anunciou que não terá candidato próprio e declarou apoio ao candidato do PSDB, Tião Bocalom.

Sergipe
O PMDB não tem candidato próprio em Sergipe. Segundo o Instituto Dataform (11-13.mai.2010), o governador Marcelo Déda (PT) lidera as pesquisas com 39,8%, seguido de perto por João Alves (DEM) com 34,9%. O candidato do PPS, Nilson Lima, tem apenas 1,8%.

Piauí
O PMDB também não tem candidato próprio no Piauí. De acordo com o Instituto Amostragem (21-24.mai.2010), Sílvio Mendes (PSDB) tem 36,59%, seguido pelo senador João Vicente Claudino (PTB), com 23,83%, e Wilson Nunes Martins (PSB), com 22,43%.
Situação nos estados comandados pelo PSB

Pernambuco
Pesquisa divulgada pelo Instituto Vox Populi em 17 de maio colocou o atual governador, Eduardo Campos (PSB), como favorito pelos eleitores. Campos obteve 31% das intenções de voto contra 14% de Jarbas Vasconcelos (PMDB) na pesquisa espontânea, quando os entrevistados podem dizer o nome de qualquer pessoa em que votariam. Outros candidatos conseguiram índice de 1%. Além disso, 4% declararam que vão votar nulo, em branco ou não votarão em ninguém. E a metade dos entrevistados (50%) não sabe ou não quis responder.
Vasconcelos faz parte do grupo de peemedebistas insatisfeitos com a união de seu partido com o PT. Na pesquisa estimulada, quando o entrevistado recebe uma lista e deve escolher um dos nomes, o candidato do PSB também liderou, com 57% das intenções. Jarbas Vasconcelos obteve índice de 28%, seguido por Kátia Telles (PSTU) e Edilson Silva (PSOL), com 1% cada. Sérgio Xavier (PV) ficou abaixo de 0,5%.

Rio Grande do Norte
Em 2006, o DEM conseguiu eleger apenas um governador. José Roberto Arruda assumiu o DF e acabou cassado por infidelidade partidária e investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) por conta de um esquema de propina envolvendo membros do Executivo e Legislativo locais. Como em 2006, o DEM pode eleger apenas um comandante do Executivo. Agora, as chances são da senadora Rosalba Ciarlini, no Rio Grande do Norte.
Pesquisa divulgada em 18 de maio aponta a senadora como líder com 49% das intenções de voto no levantamento estimulado. Na segunda posição, está Carlos Eduardo Alves (PDT), com 16%. Em seguida, vem Iberê Ferreira de Souza (PSB) com 15%, Miguel Mossoró (PTC) com 2%, Sandro Pimentel (PCB) com 1% e Simone Dutra (PSTU) com 1%. Brancos e nulos somam 8% e outros 8% não sabem ainda em quem votar. Com uma aliança com PR e PV para a chapa proporcional, o PMDB não terá candidato ao governo. Mas negocia a possibilidade de indicar o vice do governador Iberê Ferreira de Souza.

Ceará
No Ceará, a situação nas pesquisas é confortável para o governador Cid Gomes. Em levantamento feito em janeiro, ele aparece com 49,1% dos votos, em uma confortável vitória no primeiro turno. O PMDB deve confirmar aliança com Gomes e lançar o deputado Eunício Oliveira como candidato ao Senado. O PSDB, depois de três anos e meio na base do governador, resolveu romper e deve lançar Lúcio Alcântara ao governo.
Demais estados:

Rondônia
A corrida, de acordo com pesquisa do Instituto Phoenix divulgada em maio, coloca o ex-senador Expedito Junior (PSDB), cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por compra de votos, numa disputa apertada contra o peemedebista Arquimedes Confúcio Moura e João Cahula (PPS). O tucano tem 26,3% dos votos, contra 21,7% do candidato do PMDB e 15,6% do nome do PPS para o governo.

Mato Grosso
Assim como no vizinho Mato Grosso do Sul, o estado também pode ser conduzido pelo PMDB nos próximos quatro anos. Duas pesquisas divulgadas em maio colocam Sinval Barbosa (PMDB) na frente na corrida eleitoral. E seguida, aparecem o tucano Wilson Santos, e Mauro Mendes, do PSB.

Distrito Federal
Após duas décadas de rivalidade, PT e PMDB estarão juntos nas eleições deste ano. Até o momento, as pesquisas, porém, não mediram o efeito da nova chapa. Por conta dos vários anos de rivalidade, há uma expectativa de que parte do eleitorado possa rejeitar o arranjo.
Pesquisa feita pelo Instituto O&P Brasil mostra uma polarização entre o ex-governador Joaquim Roriz (PSC) e Agnelo Queiroz. Em um levantamento, Roriz tem 40,9% contra 28,4% de Agnelo e 4,2% do deputado Alberto Fraga (DEM). Em outro cenário, Roriz tem 38,9%, Agnelo aparece com 27,7%, Fraga com 3,8% e o peemedebista Rogério Rosso, eleito governador para um mandato tampão, com 2,1%. Líder nas pesquisas, Roriz é outro candidato que pode acabar atingido pela lei ficha limpa. Ele renunciou ao mandato de senador para não ser cassado.

Goiás
Disputa apertada entre dois ex-governadores. O senador Marconi Perillo (PSDB) e o peemedebista Iris Rezende disputam cabeça a cabeça a avaliação do eleitorado. Pesquisa do Instituto Ecope coloca o tucano na frente com 54% dos votos contra 42% de Rezende, o suficiente para Perillo ser eleito para mais um mandato no governo goiano.

Amapá
Pesquisa publicada em janeiro no jornal Folha de S.Paulo mostra uma polarização e segundo turno na disputa pelo governo do Amapá entre o ex-deputado Lucas Barreto (PTB) e Camilo Capiberibe (PSB). Lucas aparece com 29% das intenções de votos e Camilo com 23%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!