terça-feira, 28 de julho de 2009

Psol Representa contra o Coronel do Curupu

PSOL promete entrar com nova representação contra Sarney

PUBLICIDADE

MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

Com a ameaça de aliados do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), arquivar sem discussão as denúncias no Conselho de Ética, o PSOL deve protocolar amanhã a segunda representação do partido contra o peemedebista. O líder do PSOL no Senado, José Nery (PA) e a presidente do partido, a vereadora de Maceió Heloisa Helena, estarão em Brasília discutindo o texto com técnicos.

A ideia é que a nova reclamação contra o peemedebista inclua as denúncias de que ele interferiu a favor da fundação que leva o seu nome e que é suspeita de desviar R$ 500 mil de um patrocínio cultural da Petrobras, além de ter escondido da Justiça Eleitoral a propriedade de uma casa avaliada em R$ 4 milhões.

"A pouca ou relativa transparência do patrimônio de Sarney levanta suspeita de incorreção, de imoralidade e de antiética em tais condutas omissivas", disse.

Com a nova representação do PSOL, Sarney terá que enfrentar nove acusações por quebra de decoro parlamentar no colegiado. Hoje, ele foi denunciado em três representações do PSDB, além de já responder a outras quatro denúncias apresentadas pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM).

As ações tratam do suposto envolvimento do senador com os atos secretos, da suspeita de que teria interferido a favor de um neto que intermediava operações de crédito consignado para servidores do Senado e de ter usado o cargo para interferir a favor da fundação que leva seu nome e mentido sobre a responsabilidade administrativa da fundação

Ao propor novas representações, a oposição quer aumentar o desgaste de Sarney e enfraquecer da tropa de choque do peemedebista que trabalha evitar que os processos cheguem ao plenário e peçam a cassação do mandato dele.

A estratégia de propor mais representações pode fortalecer a oposição porque, com essa movimentação, aumenta as chances de senadores contrários à manutenção de Sarney no comando da Casa relatar algum dos processos.

O grupo de apoio ao presidente do Senado pretende dividir a responsabilidade pela crise com outros senadores e estudam apresentar representação contra o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Efraim Moraes (DEM-PB) e Tião Viana (PT-AC). Todos já estiveram envolvidos em denúncias de irregularidades nos últimos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!