sábado, 18 de setembro de 2010

Cuidado com essas armações que tenta induzir a população

Instituto tenta novamente enganar os maranhenses: os 21 do 12 e a desmoralização do Ibope

Tenho que dár razão para o ex-ministro Edson Lobão quando certa vez subiu na tribuna do Senado para pedir investigações no Ibope. Realmente o instituto do senhor Carlos Augusto Montenegro especialzou-se em enganar os eleitores maranhenses. Não vou nem fazer um histórico mais aprofundado, basta lembrarmos de 2006 quando Roseana Sarney chegou a 60% dos votos, Jackson Lago 20% e Edson Vidigal 7%. Ao final da eleição Jackson Lago foi eleito.

Ontem o Ibope consegiu, sem qualquer fato que o explicasse, surrupiar 4 pontos percentuais do candidato Jackson Lago (PDT). A estratégia é passar a ideia de que o candidato comunista Flavio Dino cresce em cima dos votos do candidato pedetista e não sobre os votos de Roseana, o que facilitaria a eleição da pemedebista no primeiro turno.
O editorial da coluna O Estado Maior, edição deste sábado, é reveladora nesse aspecto, pois prevê que haverá uma luta entre Flávio Dino e Jackson Lago.

Ninguém com o mínimo de bom senso acredita que Jackson Lago tenha apenas 21% da intenção de votos. Nem mesmo o factoide criado por setores da oposição, e alimentado pelos sarneizistas, sobre o “fim” da campanha de Jackson Lago pode explicar a perda de votos do candidato da coligação O Povo é Maior.

Tenho acesso a uma pesquisa que mostra Jackson Lago com 31%, Roseana com 42% e Flávio dino com 23%. Essa mesma pesquisa, mostra que nas 10 maiores cidades do Sul do Maranhão, incluindo Imperatriz, Açailândia, Balsas, Estreito e Buriticupu, Jackson Lago aparece com 42% das intenção dos votos contra 34% de Roseana e apenas 5% para Flávio Dino.

Enfim, penso que os candidatos das oposições devem ter cautela em relação aos números dessas pesquisas que historicamente têm causado transtorno, não somente para os candidatos, principalmente da oposição, mas também para a cidadania maranhense que não aguenta mais tanta manipulação do Ibope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!